ECOS
Brasil - Governo Federal
SUS
NESP
Finatec
ArboControl

I Congresso Internacional

ArboControl

Comunicação Extensiva, em rede e de “Todos para Todos”

Inscreva-se

$

Arbovírus que causam dengue, zika e chikungunya compartilham o mesmo vetor: o mosquito Aedes aegypti – moléculas do Brasil e do mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação

Acessibilidade

Evento com Tradução Simultânea

Esse evento conta com tradução simultânea em libras.

inovação

Plataforma Virtual

Evento desenvolvido em plataforma virtual, mas com o mesmo calor humano.

Sobre o Projeto ArboControl

O Projeto ArboControl: “Arbovírus que causam dengue, zika e chikungunya compartilham o mesmo vetor: o mosquito Aedes aegypti – moléculas do Brasil e do mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação” apresenta seu I Congresso Internacional – Comunicação Extensiva, em Rede e de “Todos para Todos”.

A ação comunicativa está presente em toda criação humana. Nas atividades de produção científica, deve tornar-se a principal e mais importante habilidade a ser incentivada entre os grupos de pesquisadores, em diferentes níveis. Prezar pela boa comunicação e integração de pessoas nos projetos é uma atitude necessária. Mas não estamos falando simplesmente de uma troca de ideias, ou de um diálogo técnico e eventual. Nosso trabalho preza por uma permanente integração de esforços que permita uma comunhão entre seus interlocutores, de corpo e alma, com força e sentimento.

Este congresso tenta conduzir sua agenda com a mesma inspiração que motivou o trabalho de seus integrantes ao longo dos anos. Trata-se de uma árdua e importante investigação que desenvolve diferentes técnicas de combate às arboviroses no Brasil, reunindo pesquisadores de distintos campos e que atuam em todas as regiões do país. Essa rede colaborativa é um exemplo de ação comunicativa de “todos para todos”, de uma comunicação extensiva e sem fronteiras, que constrói uma ciência cidadã em nosso país.

A comunicação extensiva deve ser feita com mente aberta, em espaço horizontal, sem fronteiras. Pode ser ampliada com a construção de linguagens complexas, de caráter multidimensional, potencialmente agregadoras de sentidos. Sua força é tamanha, que pode transformar cenários; tem convencimento e motivação. É uma ação comunicativa de todos para todos, da universidade para as cidades, e vice-versa. Esse é o princípio da ciência que se dedica à cidadania, se pauta pelos direitos humanos e preza por uma agenda social mobilizadora. Somos seres múltiplos e complexos numa sociedade global e multifacetada, mas somos iguais em direitos e deveres. A ciência cidadã defende que ideias mais complexas se tornem presentes, transformando o cotidiano do cidadão comum, levando a ele uma ação comunicativa transformadora, que possa garantir qualidade de vida e igualdade social – de todos para todos.

Objetivo

Apresentar ao Ministério da Saúde, a gestoras/es do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais de saúde, pesquisadoras/es e à comunidade os principais resultados alcançados pelo Projeto ArboControl: “Arbovírus que causam dengue, zika e chikungunya compartilham o mesmo vetor: o mosquito Aedes aegypti – moléculas do Brasil e do mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão da informação, educação e comunicação”.

Objetivo
Objetivo

Comissão Organizadora

Representantes dos Componentes 1, 2, 3 e 4, da Rede Brasil ArboControl e do Ministério da Saúde

Rede Brasil 

Estação Sul: Cristianne Famer Rocha (UFRGS), Felipa Rafaela Amadigi (UFSC) e Michele Neves Meneses (UFRGS)

Estação Centro-Oeste: Karine Wlasenko Nicolau (UFMT) e Cláudia Araújo de Lima (UFMS)

Estação Sudeste: Meri Nadia Marques Gerlin (UFES) e Vânia Valente (UNESP)

Estação Nordeste: Patrícia Monteiro (UFPB), Rostand Melo (UEPB) e Augusto Torres (UECE)

Estação Norte: Marcelo Rodrigo (UFAM/ICSEZ), Cynthia Miranda (UFT), Celeste Pinto (UFPA) e Andrea Silva Domingues (UFPA/HELRA)

Componente 3

Ana Valéria Machado Mendonça (LabECoS/FS/UnB)

Luana Dias da Costa (LabECoS/FS/UnB)

Natália Fernandes de Andrade (LabECoS/FS/UnB)

Pedro Vinícius Falcão Paiva dos Santos (LabECoS/FS/UnB)

 

Cronograma

Agradecimentos

Desde já agradecemos sua parceria nesta edição do Congresso. Reforçamos que ao longo do projeto de pesquisa, de dimensão nacional, temos buscado estreitar laços intelectuais e afetivos entre pesquisadoras/es brasileiras/os de todas as regiões. Nessa perspectiva, contamos com sua permanência e participação em edições futuras.

Desejamos um evento produtivo, em formato remoto, mas com o mesmo calor humano, com a certeza de estarmos juntos presencialmente em algum momento de 2022!

Certificados

As/Os participantes que  estiverem inscritos no congresso e tiverem 75% de presença (com assinatura na lista de presença correspondente) no evento receberão certificação emitida pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília de acordo com sua participação e colaboração no evento.

2022 © Copyright – Todos Direitos Reservados – ArboControl