Um espaço para analisar a saúde das populações do campo, da floresta e das águas

O Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (OBTEIA) foi criado para avaliar e contribuir para implantação dessa política por meio de uma Teia de Saberes, que envolve intelectuais engajadas/os, pesquisadoras/es populares dos movimentos sociais do campo, da floresta e das águas, gestoras/es e trabalhadoras/es do Sistema Único de Saúde (SUS). O OBTEIA realiza pesquisas, agrega informações e produz materiais de divulgação do conhecimento produzido.

 

Publicaremos um Informe, periodicamente, atualizando o andamento de nossas pesquisas e reunindo notícias sobre saúde do campo, da floresta e das águas.

 

Acompanhe!

Destaques do Informe:

mapa brasil rural

Conhecendo o Brasil:

Onde estão os municípios com maior população rural?
A população rural brasileira representa atualmente 15,6% dos habitantes do país. Em 29% de nossos municípios (isto é, em 1.619 cidades), ela supera a população urbana.
Leia mais.

file0001266721340

Conexões:

Como outras políticas públicas relacionam-se com a Política de Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas
O OBTEIA analisou 22 políticas públicas das áreas de saúde, desenvolvimento social e meio-ambiente, identificando como elas conectam-se com os quatro eixos do Plano Operativo da PNSIPCF para os anos 2012 a 2015.
Leia mais.


A Teia de Saberes e Práticas, em funcionamento 

Com o desafio de garantir que estejam presentes saberes das populações do campo, da floresta e das águas, dos movimentos sociais, das universidades e das/os gestoras/es e trabalhadoras/es em Saúde nas pesquisas e ferramentas de divulgação do Observatório, foi criada a Teia de Saberes e Práticas, organizada em 4 eixos: pesquisa, portal, teia, vídeo e livro. Veja o relatório final da oficina no Ceará.

Movimento social em foco

 ► O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou seu Encontro Nacional no início de setembro, discutindo a produção energética no país e apontando caminhos para a superação de um modelo que impacta populações do campo, trabalhadoras/es e toda a população que consome energia. Saiba mais: http://www.mabnacional.org.br/encontro2013

► O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) prepara Jornada Nacional de lutas para as primeiras semanas de outubro, com foco na alimentação saudável e na soberania alimentar. Você pode acompanhar pela página do MPA. 

 

Notícias do Observatório


Faça sua feira em uma feira agroecológica!

7/07/2020|Comentários desativados em Faça sua feira em uma feira agroecológica!

Nota de pesar de Amâncio Ikõ Munduruku

3/06/2020|Comentários desativados em Nota de pesar de Amâncio Ikõ Munduruku

Ecologia de Saberes, Pesquisa Participante e Vigilância Popular em Saúde

28/05/2020|Comentários desativados em Ecologia de Saberes, Pesquisa Participante e Vigilância Popular em Saúde

Roda de conversa com o tema: ‘Ecologia de Saberes, Pesquisa Participante e Vigilância Popular em Saúde no contexto da Pandemia’, com participação de Eliete Paraguassu, Carlos Brandão e Boaventura de Sousa Santos

23/05/2020|Comentários desativados em Roda de conversa com o tema: ‘Ecologia de Saberes, Pesquisa Participante e Vigilância Popular em Saúde no contexto da Pandemia’, com participação de Eliete Paraguassu, Carlos Brandão e Boaventura de Sousa Santos


Agenda 

  • 18 SET O Encontro Nacional de Saúde das Populações do Campo e da Floresta acontece de 18 a 20 de setembro de 2013, em Brasília. Promovido pelo Ministério da Saúde, o encontro vai problematizar o processo de implantação da Política Nacional, buscando uma avaliação e apontando principais avanços e desafios.
  • 22 OUTEncontro Internacional de Ecologia de Saberes – Construindo o Dossiê sobre os impactos dos agrotóxicos na América Latina acontece de 22 a 25 de outubro em Fortaleza, Ceará. Na abertura, o professor Boaventura de Souza Santos fará palestra para 2 mil pessoas e discutirá o conceito de Teia de Ecologia de Saberes e modelos de desenvolvimento. Saiba mais acompanhando nosso portal!
Este informe é publicado periodicamente pelo Observatório da Política Nacional de Saúde Integral para Populações do Campo, da Floresta e das Águas – Teia de Saberes e Práticas.