O V Seminário OBSERVATÓRIOS, METODOLOGIAS E IMPACTOS – DADOS E PARTICIPAÇÃO dá sequência à tematização de interesse de um coletivo de Observatórios com atuação no campo social comprometido com a organização e democratização das informações, assim como com a afirmação de políticas públicas no contexto da sociedade contemporânea. O evento dá continuidade aos quatro Seminários anteriores, que objetivaram promover o estudo e o debate sobre o papel dos Observatórios, suas metodologias e impactos. Este espaço de formação e articulação desde 2013 apontou para a constituição da REDE DE OBSERVATÓRIOS SOCIAIS, que assumiu a realização deste evento, assim como um conjunto de outras ações que apontam para o fortalecimento dos observatórios sociais como ferramentas estratégicas de afirmação da democratização do Estado e da sociedade brasileira.
Objetivos
Geral
– Analisar e articular as concepções e práticas dos Observatórios em relação aos dados e à participação, em vista do fortalecimento das estratégias metodológicas e seus impactos no cenário contemporâneo.
Específicos
– Promover o debate sobre o acesso, sistematização e publicização dos dados utilizados pelos Observatórios.
– Analisar as metodologias participativas implementadas pelos Observatórios e seus impactos.
– Contribuir na qualificação dos Observatórios enquanto instrumentos de democratização da sociedade e do Estado.
– Fortalecer a rede de Observatórios e o seu protagonismo nos cenários contemporâneos.
Realização
Início: 28/09/2015 (segunda-feira)
Término: 29/09/2015 (terça-feira)
Carga horária: 17h30min
Local: Auditório Central | Campus de São Leopoldo da UNISINOS (Av. Unisinos, 950, São Leopoldo – RS).
Inscrições
Faça sua inscrição aqui.
Apresentação de Trabalhos Científicos
Poderão ser apresentados trabalhos científicos. O envio de trabalhos poderá ser feito até o dia 30/06/2015 para o e-mail seminarioobservatorios@gmail.com. Acesse aqui a Convocatória com as normas de envio.
A data para envio de trabalhos foi prorrogada até 30 de agosto. Os trabalhos aceitos serão divulgados até 8 de setembro.
Público Alvo
Acadêmicos, pesquisadores, gestores governamentais, da sociedade civil e conselheiros e agentes que atuam vinculados a Observatórios e nos processos de fortalecimento da transparência e democratização do Estado e da Sociedade.
Programação
28 de setembro – segunda-feira | 14h – Recepção e Credenciamento
15h – Roda de conversa dos Observatórios Sociais: dados e participação Debatedor: Prof. Dr. Alfonso Torres Carrillo – Universidad Pedagógica Nacional – UPN – Colômbia 18h – Intervalo 19h – Lançamento das produções dos Observatórios 19h30min – Acolhimento cultural 20h – Conferência de abertura – Informação e metodologias participativas, desafios nos cenários atuais – Prof. Dr. Alfonso Torres Carrillo – Universidad Pedagógica Nacional – UPN – Colômbia 22h – Encerramento Local das atividades: Auditório Central |
29 de setembro – terça-feira | 8h30min – Acolhida cultural9h – Mesa-redonda: Dados e participação – experiências e metodologiasParticipantes:
Plataformas colaborativas – Prof. MS Daniel Bittencourt – UNISINOS – RS Movimentos sociais e a informação – Zenaide Busanello Bellé – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – SP Letramento e uso efetivo dos dados – MS Alan Freihof Tygel – UFRJ Diagnóstico socioterritorial e mapa falado – MS Marlene da Rosa de Oliveira Fiorotti – Prefeitura Municipal de Canoas – RS Escola de Dados – MS Natalia Passos Mazotte Cortez – RJ 11h – Debate 12h – Intervalo 13h – Apresentação de trabalhos 15h – Intervalo 15h30min – Desafios e estratégias para o avanço dos Observatórios Sociais – Prof. Danilo Streck – UNISINOS e Prof. Dr. Celso Alexandre Souza Aguiar – UFRJ 17h30min – Avaliação e encaminhamentos 18h – Encerramento Local das atividades: Auditório Central |